segunda-feira, 24 de abril de 2017

O culto do mal através da música.


Homenagem ao Exu Caveira, senhor da morte.


O que leva um grupo religioso cultuar o mal, sabendo que aquilo irá destruir a sua família e principalmente a si mesmo, mas quando são discriminados se faz de vitimas, realizando passeatas pedindo tolerância religiosa? Esse é o caso das religiões afro-brasileiras, onde dedicam as suas práticas somente para fazer mal aos outros. Os mais jovens não sabem dessa história, porque eles são perseguidos, antigamente nas décadas 70 e 80, os fiéis que frequentavam terreiros, gostavam de ameaçar as pessoas com feitiçarias, dizendo que iria destruir a vida das pessoas. Artistas e intelectuais gostavam de aparecer na televisão dizendo “Não se mete comigo que sou de Xangô!”, “Faço feitiço para destruir a sua vida!”, “Vou destruir o seu casamento!”, etc.

Então na década de 90, começa a expansão da Igreja Universal e se “aproveitou” da situação, dizendo que desmanchava todos tipos de trabalho de feitiçaria. Dai outros grupos evangélicos pegaram carona, e começaram perseguir as religiões de culto africano. Quando falo de religião, não entenda como aspecto religioso, mas sim antropológico, podendo assim entender o aspecto psicossocial de um povo.

A arte é a melhor forma de divulgar uma ideologia induzindo a sociedade a um determinado comportamento, porque o individuo pode comprar a ideia sem mesmo perceber, através da técnica da persuasão. A arte é uma forte ferramenta de persuasão, por pior que seja a ideia divulgada, as pessoas irão aceitar numa boa, sem mesmo questionar e ainda por cima irão defender a ideia.

Antes de me formar em História da África, fiz um curso de antropologia religiosa de cultos afro-brasileiros na UERJ, onde o professor disse que as maiorias das pessoas pensam que a palavra pagode significa um ritmo de música, mas não é, na realidade significa festa de homenagem ao Exu. Então todas as rodas de pagodes é uma festa para Exu e Pomba Girias. Como são entidades voltados para sexo e luxúria, a festa de carnaval e roda de samba são dedicados exclusivamente a eles.



Martinho da Vila canta pontos, que são
orações em forma de música.

Como pode ver na letra da música do Martinho da Vila, onde homenageia o Exu Caveira, onde atua nos cemitérios e hospitais preparando a alma do paciente para o outro mundo, ou seja, uma entidade relacionado com a morte. Martinho também faz homenagem ao Zé Pilintra, um malandro que vivia de golpe, senhor dos bares, dos jogos, sarjetas e orgias. O mais interessante de todos, o Exu Tranca Ruas, que fecha o seu caminho, destrói a sua carreira, causa sua falência financeira, física, emocional e moral, jogando a pessoa para o fundo do poço.

O Zeca Pagodinho faz a mesma coisa, canta música homenageando as entidades afro-brasileiras, num tom de alegria, onde a sociedade canta e dança não tendo consciência daquilo que estão fazendo. Só irei citar esses dois exemplos para não esticar o assunto, mas quase todos cantores de samba e pagodes realizam homenagem as entidades Exus e Pombas Girias.


Homenagem ao Zé Pilintra, entende 
agora porque a sua vida é uma porcaria?

A minha vida tinha sido destruído, porque antigamente frequentava muito bailes de dança de salão e gafieira, onde dançava e cantava os ritmos, principalmente do Martinho da Vila e Zeca Pagodinho. Cantava a música do Tranca Ruas e Zé Pilintra sem saber, depois pesquisando, descobri do porque muitas coisas ruim aconteceu comigo. Indo mais fundo aos estudos, descobri que eles pegam ritmos de tambor e instrumentais das religiões afro e principalmente voodu coloca nas músicas, e depois vendem para o público, fazendo com que haja alteração de estado de consciência na sociedade. Faz a mesma coisa com as danças dos terreiros e das tribos, copiam e faz uma coreografia em cima, mas na realidade a pessoa está dançando para uma entidade sem saber.

A sociedade canta e dança para entidades malignas sem saber, por isso, que a vidas das pessoas caem em desgraças, vive no eterno sofrimento e tudo que faça dá errado. Entidades da luxuria faz a sua vitima ficar prisioneiro das paixões, sempre ficando apaixonado com a mente fixa em alguma mulher. Isso não ocorre somente no samba e na roda de pagode, mas sim, em todos os ritmos musicais, onde cultua coisa ruim sem mesmo saber. Isso é feito de propósito, (Guerra Mágica), por isso sempre recomendei aos meus leitores parar de escutar musicas, que é um processo de condicionamento mental fazendo com que a vitima fica prisioneiro das paixões, pois quando a área sentimental vai mal todas as áreas da vida será afetada. Parem de escutar músicas e frequentar baladas, se quiser sobreviver essa guerra psicológica e mágica.

Seja Felizes e Superam as Paixões!

Márcio de Andrade