sexta-feira, 28 de setembro de 2018

O conhecimento vem da alma.


Um confrade de Minas Gerais fez um questionamento interessante do texto anterior - Quer conquistar o mundo, despreze-o! - na parte “Nunca seja grande, seja pequeno. O vento pode arrancar uma arvore que é grande e grosso, mas é impossível arrancar uma grama, que é pequeno e flexível!”. Seja a grama e não uma árvore. Ele deu um argumento interessante quando disse: “Grama todo mundo pisa e na árvore não! Então ser como a grama, todo mundo vai pisar em você!”.

Nenhum conhecimento pode ser levado ao pé da letra, devemos interpretar de acordo com a situação, em qual contexto está sendo usado, mas dependendo da situação devemos mudar de comportamento, senão seremos vítimas das nossas próprias crenças e filosofias. Ser como a grama significa ser flexível e não rígido na forma de pensar e agir, ser como árvore significa ser inflexível e rígido nas suas questões.

Existe um ditado que fala: “Não seja arrogante com os humildes, mas não seja humilde com os arrogantes”, ou seja, você não deve deixar ninguém pisar em cima de ti, você não pode ser humilde, pois o caminho é da humildade e da simplicidade, mas ao mesmo tempo, não pode ser humilde e simples com as pessoas que são arrogantes.

As pessoas confundem humildade e a simplicidade com submissão, as palavras foram alteradas, por isso, muitas pessoas enxergam a arrogância e a soberba como forma de se impor no mundo. Inferiorizam as outras pessoas, se julgam superiores, sendo dominado pela arrogância e prepotência, prejudicam as outras pessoas através do psicológico, da moral e até mesmo espiritual. Todo sistema educacional e religioso foram criados na forma de submeter o homem debaixo do governo, sendo domesticado, ficando fraco e covarde perante as adversidades da vida.

Os traumas e complexos são manifestações negativas, que denota pretensão de inferioridade, se manifestando individualmente ou em grupo, fazendo os indivíduos sentirem inferiorizados e massacrados pelo sistema. O sistema é cruel, eles dominam a sua mente através dos traumas e complexos, gerando todos os tipos de bloqueios mentais, impedindo assim o seu desenvolvimento em todos os setores da sua vida, depois realizam propagandas dizendo que você é o próprio responsável pelo seu fracasso. Eliminar todos os seus traumas e complexos significa se libertar do cativeiro material, somente assim você deixará de ser escravo do sistema.

O homem que se sente perdido e sem rumo na vida, tem a obrigação de buscar o conhecimento verdadeiro, como disse o meu amigo mineiro: “A verdade é uma espada cravada no peito, que não nos mata, mas no fere muito!”. Mas a questão é “Onde esta a verdade?”, porque cada um fala uma coisa diferente, confundindo mais ainda a sua mente. Nós não devemos procurar muito o conhecimento, mas sim procurar conhecimento que nos traz paz de espirito, a questão não é saber muitas coisas, a questão principal é ter uma mente calma e equilibrada. Não seja dominado pela ignorância! Não seja dominado pelo fanatismo! Não seja dominado pelas superstições! Elimine todos esses 3 elementos, que os sentimentos inferiores irão desaparecer.

Essa busca é gradual, não queira buscar tudo de uma vez, vai vivendo que o dia a dia, a vida vai te ensinando, é somente prestar atenção. Todos os nossos sofrimentos ocorrem devido à falta da plena atenção. Atenção é tudo! Atenção é uma questão de sobrevivência. Atenção que irá te levar aos patamares superiores de consciência, fazendo evoluir espiritualmente. Consciência e alma são apenas sinônimos! Eleva a sua consciência somente assim irá se conectar com a sua alma.

O conhecimento pode escravizar a mente do homem, até mesmo massacrar a sua alma, quando vem acompanhada de ignorância, fanatismo e superstições, não tendo resultados satisfatórios na sua vida, preso no eterno circulo vicioso, sempre cometendo os mesmos erros e acertos. Sofre o pior tipo das prisões que é o cativeiro do passado. O cativeiro do passado é um estado de ignorância! Medo da vida é um estado ignorância! Medo do presente é um estado de ignorância! Medo do futuro é um estado de ignorância!

O verdadeiro conhecimento vem da alma, quando a sua mente começa dar instruções para você, significa que a sua alma esta falando contigo. É uma verdadeira magia, a sua mente começa fabricar perguntas e respostas infinitamente, até satisfazer todos os seus questionamentos. Quando isso acontece não tem mais questionamentos internos, eliminando o medo e a dúvida, a ignorância, o fanatismo e as superstições irão desaparecer.

“O conhecimento pode te ferir, pode levá-lo para um lugar que não espera, porque a verdade destrói o castelo de ilusão,  você construiu uma muralha de mentira, e a verdade seria os hebreus derrubando as muralhas de Jericó”, palavras do meu amigo Wellington de Minas Gerais.

A sociedade não tem acesso aos bons conhecimentos, eles estão nas mãos dos poderosos, sendo ocultado e manter as pessoas no sofrimento até o momento da sua morte. Pois a maior estratégia deles foram manter a sociedade focado somente nas coisas materiais, incentivando o ateísmo, para fazer você não conectar com a sua alma, que é a fonte de todo conhecimento. Quando destrói a ilusão e enxerga a realidade, causa um impacto muito forte na pessoa, querendo ou não, a realidade sempre irá prevalecer, e irá destruir a ilusão. Para se libertar do cativeiro material deve aprender a enxergar as coisas como são sem desculpas e justificativas de nada, somente assim irá compreender e entender profundamente sobre as questões da vida. Esse é o grau de importância, buscar o conhecimento que lhe traga paz de espirito e esclarecimento sobre a sua existência no mundo. Se busca um conhecimento que não te traz paz de espirito, sinal que não é um conhecimento verdadeiro.

Deixo essa reflexão!

Sejam Felizes e Superam Todas as Paixões!

Márcio de Andrade