quarta-feira, 17 de abril de 2013

Bope heróis ou bandidos?


O poder da propaganda do filme Tropa de Elite, conseguiu fazer um excelente trabalho convencendo a população, que essa tropa  especial da Polícia Militar do Rio de Janeiro, trabalha realmente para “proteger” à população. Em 2010, desfilei na parada de 7 de Setembro, não como militar e sim como aluno da Escola Superior de Guerra.
Quando o Bope passou um grupo de pessoas estavam chamando-os de “assassinos”, “covardes”, “matadores” e sendo vaiados pelo um pequeno grupo de um partido político.  
A princípio achei que era um grupo de oportunistas políticos querendo se promover (mas claro que estavam) e achei muito exagerado pensando: “claro que eles são assassinos, eles matam bandidos, traficantes, e estupradores, esses grupos tem mais que se foder mesmo”.
Até que soube o outro lado da história, que primeiro iremos por etapas. A primeira, eles não são tão poderosos assim, porque os traficantes não atiram para matar o policial, não que sejam bonzinhos, mas sim porque quando mata um policial, todos os traficantes são mortos. No filme Tropa de Elite 1 mostrou bem isso, quando o Baiano matou o policial, a merda que deu (depois abordarei, porque matam policiais, mas será um outro texto).
Segunda coisa, essa imagem de super soldados é somente vender cursos fora do país, pois o BOPE é uma fonte inesgotável de dinheiro, pois vendem cursos na América Latina, Europa, Asia, etc.
Terceira coisa, tinha conseguido baixar o livro do ex- capitão do BOPE Rodrigo Pimentel (que é comentarista da Globo na RJTV) falando sobre os crimes cometidos pelos BOPE.
Não cheguei ler o livro todo, mas li alguns capítulos interessantes sobre esse grupo. No livro relata que qualquer policial, principalmente do BOPE são paranoicos e começa a pensar que todo mundo é bandido. Muitos deles são agressivos, batem, espancam e matam pessoas inocentes, porque achava que era bandido.
Vale tudo para pegar bandido, até mesmo matar pessoas inocentes
São tão paranoicos, que vivem fora da realidade, pois matar para eles já é um vicio. Ou seja, são viciados em matar. No livro relata que eles não se satisfazem apenas em matar os bandidos, em muitos casos eles chegam até mesmo matar a família do bandido como forma de vingança, matando mulheres e crianças ou o primeiro que vier pela frente. Vale tudo para pegar bandidos, até mesmo matar gente inocente. Já fiz matérias em comunidades, muitos dos moradores apresentam problemas psicológicos, e muitos até se urinam nas calças, quando vê o caveirão.
Quarta coisa, isso não esta no livro, mas soube através de um deles, o BOPE realiza trabalhos de mercenários, são contratados por grandes corporações para matar pessoas inocentes na África, Iraque, Europa, ou seja, em varias partes do mundo. Também realizam segurança de pessoas importantes do mundo, mesmo que seja de um ditador.
O negócio deles é somente em ganhar dinheiro, não importa quantas vidas tiram. Também me foi relatado que o BOPE não pertence ao órgão público, e sim uma empresa particular disfarçado como órgão do governo.
Enfim depois do excelente filme da Tropa de Elite, onde o filme tem um enorme poder de convencimento sobre a população, fica realmente difícil de acreditar, se realmente eles são heróis ou bandidos

Trabalho sobre o feminismo
http://www.marcioconsciencia.blogspot.com.br/