segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Leitores não passam de simples leitores


O perfil da maioria dos leitores
Leitores não passam de passíveis, pior de tudo é quando pensam que tem conhecimento sobre um determinado assunto, leiam e decoram, e depois sai reproduzindo aquilo que viu e ouviu através dos professores, do cientista ou dos meios de comunicações.
Quem aprende as coisas através da televisão, internet, revistas e jornais, mal sabe que é apenas um papagaio inconsciente, porque já recebe a informação já pronta, que não produz nenhum questionamento.
Isso no jornalismo é chamado de “memória artificial”, ou seja, a pessoa é um papagaio inconsciente, onde repete sem conferir as suas fontes. Os jornais, as revistas, a televisão, etc não informam ninguém, porque para ter conhecimento verdadeiro sobre um assunto, tem que fazer estudos específicos e profundos sobre um determinado tema.
A pessoa fala “sou estudante” grande coisa, para mim o estudante é apenas “imagem do cão”, “papagaio inconsciente” dos professores. que repete o que os professores falam. Se fosse estudante de mestrado ou doutorado, até calaria a minha boca, mas nem entrou numa universidade já se coloca como conhecedores do mundo.
Uma coisa que aprendi na antropologia, jornalismo e ciências humanas, que a primeira coisa que morre é a verdade sobre o assunto. Faz uma pergunta aos antropólogos se eles estão preocupados com a verdade, e a resposta será um “Não”, eles estão preocupados em criar realidades, modular a sociedade de acordo com a vontade deles.
O verdadeiro conhecimento pode levar décadas, e mesmo assim o cientista ou professor irá passar aquilo que ele próprio acredita, e não pelo fato em si.
Por exemplo, hoje em dia muitas pessoas acreditam que entendem de psicologia, porque viu uma determinada matéria sobre o assunto e começa acreditar que entende sobre psicologia. Mas o que ele sabe é extremamente superficial, porque os livros de psicologia possuem mil, dois mil páginas sobre o assunto, o mesmo acontece com livros de medicina, que pode levar anos para aprender sobre a matéria.
Só falar que é cientifico, que todo mundo acredita
Porque a manipulação cientifica existe? Porque para aprender um determinado assunto pode levar décadas, então não tem como saber se eles estão sendo sinceros. Podem escrever e publicar qualquer coisa, porque eles sabem, que a pessoa não tem como conferir sobre o que eles estão falando. Credibilidade significa “idolatria da palavra” onde as pessoas são ignorantes, acreditam em tudo porque algum cientista, professor ou algum famoso disse.
Por exemplo, quando uma pessoa lê uma matéria recebe a informação já pronta, mas o leitor não imagina o que aconteceu na hora na hora da entrevista, pois quando o jornalista começa a perguntar e vai se aprofundando, o entrevistado começa a gaguejar, então ele fala “desliga o gravador”. Ele fala “na verdade tudo que disse é mentira, a verdade é...”.
Então o jornalista deve publicar aquilo, que esta no gravador, se escrever diferente baseado naquilo que o entrevistado falou com o gravador desligado, poderá ser processado ou até mesmo perder o emprego. Muitas matérias são pagas e isso se chama “Jabá”.
Uma coisa que a sociedade não aprendeu ainda, tudo é disputa de poder, conquistar a sua mente e coração, pois a ciência e tecnologia também esta relacionado à política. Uns dos significados da cibernética são “controle e poder através da tecnologia” .

Trabalho sobre o feminismo
http://www.marcioconsciencia.blogspot.com.br/